ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



3 de maio de 2011

O que nos basta?

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” (Jo 14, 8) Filipe coloca-se no lugar do mestre e pretende explicar a Jesus o que seria suficiente para todos. Mais uma vez encontramos no Evangelho a confirmação das limitações humanas daqueles que hoje veneramos como gloriosos e santos apóstolos. A mensagem é consoladora: eles eram seres humanos, de carne e ossos, iguais a nós. Nada de super-heróis. Há quem diga que esta maneira de apresentar os discípulos de Jesus é uma das provas da autenticidade do testemunho evangélico. Se fossem eles, os apóstolos, que inventaram a história de Jesus, o Filho de Deus e, por conseguinte, criaram a instituição da Igreja, certamente teríam se mostrado como homens cheios de virtudes e capacidades extraordinárias. Entretanto, os evangelhos estão repletos de suas atitudes estúpidas e mesquinhas, além da constante dificuldade de compreender aquilo que o Mestre ensinava. É sobre isso que escreve São Paulo: De fato, irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa. (1Cor 1, 26-28) A oração para pedir as graças pela intercessão de João Paulo II, inclui uma das características deste Papa: Ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária.
Os homossexuais que no mundo não tem nome nem prestígio e cuja vida é para o mundo uma loucura (cf. 1Cor 1, 27-28), são chamados à santidade. O Catecismo da Igreja diz: [As pessoas homossexuais] são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã. (n° 2359)
Voltando à pergunta inicial - o que nos basta? - vejo a resposta clara, inclusive no contexto da vocação à santidade, numa experiência descrita pelo Apóstolo Paulo: (...) foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me torne orgulhoso. A esse respeito, roguei três vezes ao Senhor que ficasse longe de mim. Mas o Senhor disse-me: “Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente”. (2Cor 7-9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário