A liturgia desta quarta-feira da II semana do tempo pascal, traz o resumo de toda a doutrina cristã. Primeiro, temos o resumo do Evangelho inteiro, numa só frase: Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. (Jo 3, 16). Alguém disse que, se desaparecessem da face da terra todos os textos da Bíblia, esta frase seria suficiente para manter viva a fé dos seguidores de Jesus, pois resume toda a Sagrada Escritura. De fato, a revelação e - ainda mais - a experiência do amor de Deus, tornam-se a maior motivação para o nosso jeito de ser. É muito interessante como o anjo, ao libertar os apóstolos da prisão, refere-se à missão deles. Não diz: "Continuem pregando sobre a ressurreição de Cristo", mas: "Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver." (At 5, 20) O Evangelho e a doutrina cristã - e, principalmente, a fé em todo o seu conteúdo - não consistem em uma teoria, mas no determinado modo de viver. Crer é viver e não apenas aceitar como verdadeiro aquilo que não se pode comprovar cientificamente. A teoria, inclusive aquela sofisticada e bem elaborada (a teologia) é importante, enquanto a motivação. Mas não é suficiente. É como uma sinfonia, em forma de partitura. Já possui o sentido e a beleza, mesmo no papel, mas ganha a vida, realiza-se plenamente, quando é executada e ouvida. Notamos isso logo nao início da pregação apostólica. No dia de Pentecostes, quando [judeus devotos, de todas as nações - cf. At 2, 5] ouviram isso [teoria], ficaram com o coração compungido e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” (At 2, 37) - ou seja: "qual deve ser agora o nosso modo de viver?". Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. (At 2, 38) Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas. (At 2, 41) Abre-se aqui, evidentemente, o debate sobre o que seria este "modo de viver". Já imagino os argumentos dos escandalizados pelo fato de um homossexual ter a ousadia de falar sobre isso. Acredito, entretanto, que o dito "modo de viver", resume-se, basicamente, ao novo mandamento de Jesus: Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. (Jo 13,34) Sem dúvida, são necessárias as definições, sábias e profundas, sobre este amor mútuo. Mas o novo modo de viver refere-se à maneira de realizar a própria identidade de cada um. Se eu sou um homossexual, o meu amor (e não estou falando de sexo) será homossexual, assim como a minha caridade, honestidade, paciência, fidelidade e todas as outras virtudes cristãs que traduzem na prática esta modo de viver do qual fala o anjo aos apóstolos na prisão.
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