ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



27 de março de 2011

O poço

A Igreja propõe hoje a leitura de uma longa e profunda mensagem do Evangelho (Jo 4, 5-42) sobre o encontro de Jesus com a samaritana. Em resumo: a mulher fica surpresa pelo fato de Jesus, um judeu, está falando com ela. Um simples diálogo sobre a água para matar sede, entra numa dimensão sobrenatural: Jesus fala de água viva. Em seguida, o Senhor mostra que sabe tudo sobre a mulher, inclusive sobre os seus "pontos fracos", mas não a condena, nem sequer critica. De fato, esta revelação, torna-se para samaritana a "pista" para descobrir a verdadeira identidade de Jesus, o Messias e Salvador. A mulher quer saber algo mais sobre a maneira certa de adorar a Deus e, em seguida, corre para anunciar aos habitantes daquela cidade a presença de Cristo.
Transcrevo aqui um trecho do livro de Françoise Dolto e Gérard Sévérin, "Os Evangelhos à luz da psicanálise" (Ed. Verus; Campinas, SP, 2010):
Jesus mostra que, se nós pensamos em parar em nosso corpo e em nosso prazer, jamais ficaremos extasiados na dimensão para a qual nosso ser é chamado. Ele não satisfaz essa mulher segundo o seu pedido, mas a questionou num lugar desconhecido para ela. Se Jesus a tivesse satisfeito, ela teria ficado lá, passiva. Questionada, ela é transportada a outro lugar. Buscando por meio de nosso corpo e em companhia dos outros, vamos descobrir que somos habitados não somente por necessidades, mas também pelo desejo que nos leva muito além do que o nosso corpo pode alcançar, um desejo que, para além dos sentidos, ainda faz apelo a outra comunicação. Essa mulher vai descobrir que o desejo jorra constantemente de reviravolta em reviravolta. O desejo que nos aflige é muitas vezes surpreendente. Jesus leva essa mulher a descobrir que além de todos os homens com quem ela procurava acalmar sua sede, para além das suas necessidades de segurança, de seus desejos carnais, ela buscava outra coisa. Mais do que em seus amantes, encontrou em Jesus alguém que a preenche. (p. 153)

Nenhum comentário:

Postar um comentário