ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



27 de março de 2011

Átrio dos gentios

Na sexta-feira passada, o Papa Bento XVI dirigiu uma mensagem aos participantes do ato de inauguração do Átrio dos Gentios (em outra tradução: Pátio dos Gentios), promovido em Paris. De acordo com as agências católicas de informação, este espaço será permanente e servirá para promover o diálogo entre crentes e não crentes. O nome evoca o espaço homônimo que, no antigo Templo de Jerusalém, hospedava os não judeus.
Não localizei no site do Vaticano a versão oficial e completa da mensagem pontifícia, mas os trechos da mesma, publicados em alguns lugares, permitem ter uma noção sobre aquilo que o Santo Padre disse. O portal da Canção Nova (aqui), cita afirmações importantes: Bento XVI lançou um apelo na noite de sexta-feira, 25, aos fiéis e não fiéis reunidos diante da Catedral Notre-Dame, em Paris, aderrubar as barreiras do medo do outro, do estrangeiro”. "O medo daquele que não se parece conosco nasce da ignorância mútua, do ceticismo ou da indiferença." É preciso “construir um mundo de liberdade, igualdade e fraternidade, no qual todos devem se sentir livres e iguais em seus direitos de viver sua vida pessoal e comunitária de acordo com as próprias convicções”.
Não preciso dizer que, para nós, que sofremos as consequências de homofobia, estas palavras do Papa são como bálsamo para o coração ferido. Resta agora esperar que as pessoas no mundo inteiro ouçam a voz de Bento XVI.
O site da Rádio Vaticana (aqui) informa que, depois de Paris, as iniciativas do «Pátio (Átrio) dos Gentios» vão passar por Florença (Itália), Tirana (Albânia), Estocolmo (Suécia), Berlim (Alemanha), Moscovo (Rússia), Quebeque (Canadá), Praga (República Checa), Chicago e Washington (EUA). A mesma fonte acrescenta e comenta (aqui) outros trechos da mensagem: Bento XVI explicou que as religiões não devem ter medo de uma laicidade justa e aberta, que deixa cada um livre de acreditar ou não, respeitosa diante do direito de todos a permanecer fieis ás próprias convicções, e em fraternidade com o outro. Não tenhais medo – concluiu o Santo Padre - no caminho que percorreis juntos rumo a um mundo novo, sede pessoas que procuram o Absoluto e que procuram Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário