ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



26 de dezembro de 2010

Oitava de Natal (3° dia)


OS INOCENTES

TEXTO BÍBLICO: Mt 2, 3. 16-18
A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. (...) Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar e Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado os magos. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: “Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem” (Jr 31, 15).
LEITURA/REFLEXÃO
1)
O mistério da iniquidade manifesta-se na pessoa de Herodes de maneira assustadora. Até onde pode chegar a maldade de um ser humano? O texto do Evangelho diz que o rei “ficou perturbado”. De todo o contexto podemos constatar que a causa maior desse estado emocional foi o medo. O medo que gera a agressão. Os cientistas observam que um animal assustado, ferido ou ameaçado, costuma reagir com o ataque. O ser humano também. Augusto Cury diz, no seu livro “Revolucione sua qualidade de vida” (Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2002): Em psiquiatria, chamamos o medo doentio de fobia. Fobia é uma reação exagerada, desproporcional, diante de um objeto, situação ou ser vivo. (p. 23). O mesmo autor, em outra sua obra, ajuda-nos a entrar no mistério de iniquidade do rei Herodes: Muitos ditadores, psicopatas e líderes políticos cometeram atrocidades porque deram ao pensamento consciente um crédito que ele nunca teve. Não entenderam que o pensamento é irreal, que pensar é interpretar, e interpretar é passível de inúmeras distrações maiores ou menores, dependendo do exercício da sabedoria. Se as interpretações forem contaminadas, seremos capazes de cometer injustiças, de discriminar, julgar, excluir. (...) Quem compreende esse processo aprende que os fortes compreendem e os fracos julgam. Descobre que os fortes acolhem e perdoam, mas os fracos condenam e excluem. (A. Cury, “Os segredos do Pai-nosso”, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2006, p. 35-36).
2) Alguém vai dizer que comparar os meninos-mártires de Belém aos jovens e adultos, agredidos e até assassinados, por causa de sua homossexualidade, seria uma blasfêmia. Mas, quem mede a inocência ou o pecado, é somente Deus. A verdade é que uma orientação sexual, independente do livre arbítrio, portanto involuntária (e é uma ignorância falar de "opção sexual"!), não pode ser a razão ou justificativa para atitudes de humilhação e agressão. Aliás, o que é que pode justificar a agressão? Foi, exatamente, neste ano de 2010, que recebemos mais notícias sobre a perseguição de homossexuais. Acredito que apenas tivemos mais acesso a estes acontecimentos, o “mundo gay” ganhou um pouco mais de visibilidade. Neste terceiro dia da oitava de Natal, quero prestar homenagem a todos os homossexuais, vítimas de homofobia. Em primeiro lugar aqueles que foram mortos literalmente. Outros, que morreram, assassinados “indiretamente”, ou seja, foram levados ao suicídio, devido uma insuportável pressão dos outros (às vezes dos próprios familiares!). Muitos tiveram uma morte “moral” ou “social”, caíram em depressão ou adquiriram outro tipo de doença psíquica, pelo mesmo motivo. Outros ainda, sobreviveram, mas a vida deles nunca mais voltou ao normal. Não temos estatísticas e nem podemos ter, mas com certeza, são milhares. Se isso ajudar, quero dizer que acredito no potencial espiritual do sacrifício. Não fosse assim, Deus não teria permitido, nem a morte dos inocentes em Belém, nem sangue dos mártires, derramado ao longo dos séculos e nem mesmo a morte do seu próprio Filho Jesus Cristo. A fé cristã baseia-se nesta verdade: o sangue dos mártires é a semente dos cristãos. Por analogia, digo: os homossexuais, perseguidos e mortos, ao oferecerem o seu sofrimento a Deus, em união com Cristo crucificado, estão levando à vitória definitiva, toda esta luta pelo reconhecimento, pela aceitação e pelo direito de amar, que ainda continua, em todos os continentes do mundo.
3) Relembremos algumas notícias:
- No Iraque, somente em 2008, foram registrados 285 homossexuais executados por ordem do governo, entre eles vários adolescentes, “suspeitos” desse “crime contra a democracia”.
- O número de gays assassinados no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Em 2007 foram 122, em 2008 – 190 e em 2009 – 198 (registrados). Depois do Brasil, o México (35) e os Estados Unidos (25) foram os países mais homofóbicos em 2009.
- A maioria dos agressores (54%) conhece a vítima – 16% são da própria família e 38% são conhecidos, colegas de trabalho ou vizinhos.
- Seth Walsh estava na sexta série quando a sua mãe declarou-lhe o amor incondicional, depois da “revelação” de homossexualidade feita por ele. Infelizmente, a reação da mãe era exceção. As agressões, humilhações, insultos e provocações repetidas, sem cessar, pelos colegas, quebraram o Seth por dentro. Enforcou-se no quintal de sua casa. Tinha treze anos.
- Billy Lucas, 15 anos, de Greensburg, Indiana, enforcou-se por mesmo motivo e Asher Brown, 13 anos, dos subúrbios de Houston, atirou em si mesmo.
- Tyler Clementi, o calouro da Universidade Rutgers, pulou da ponte George Washington, em Nova York, depois que seu encontro sexual com outro homem foi transmitido on-line.
Estes são apenas alguns exemplos dos vários suicídios de jovens adolescentes gays que foram hostilizados por colegas, em pessoa ou on-line, nas últimas semanas e meses. Embora muitos meios de comunicação falem de “estatísticas forjadas pelo lobby gay”, é necessário e urgente que tenhamos consciência, de que não se trata apenas de estatísticas, mas de vida humana e, também, de que estamos recebendo apenas algumas informações daquilo que acontece, todos os dias, na maioria dos países do mundo.
ORAÇÃO
Rezemos hoje por todos que têm mente e coração mesquinhos como Herodes. Peçamos, também, que o Senhor da Vida e do Amor, receba no seu Reino, todos aqueles que foram martirizados por causa de sua homossexualidade, console e sustente os que sofrem todo tipo de perseguição e que conceda a todos os governantes, legisladores, educadores e pais, uma luz e o coração sensível, para que façam o que deve ser feito nesta situação de emergência. O Salmo 123(124) é proclamado na Festa dos Santos Inocentes:

Se o Senhor não estivesse ao nosso lado
enquanto os homens investiram contra nós,
com certeza nos teriam devorado
no furor de sua ira contra nós.
Então as águas nos teriam submergido,
a correnteza nos teria arrastado
e, então, por sobre nós teriam passado
essas águas sempre mais impetuosas.
O laço arrebentou-se de repente,
e assim nós conseguimos libertar-nos.
O nosso auxílio está no nome do Senhor,
do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário