ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



17 de dezembro de 2010

NOVENA DE NATAL (5° dia)

“The Dancing Angel”; fonte – DeviantArt (aqui)

OS ANJOS

TEXTO BÍBLICO: (Lc 2, 10-11. 13-14)
O anjo então lhes disse: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado!”
LEITURA/REFLEXÃO
1)
Eu creio em Deus, o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Acredito, portanto, na existência dos Anjos e louvo ao Senhor por eles. Especialmente pelo Anjo que me foi dado como o Guardião. Hoje, entretanto, neste quinto dia da novena de Natal, quero homenagear outros “anjos” – os amigos. São Gregório Magno disse que “é preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza” e São Bernardo assim se refere aos anjos: “Estão aqui, portanto, e estão junto de ti, não apenas contigo, mas em teu favor. Estão aqui para proteger, para te serem úteis”. A Palavra de Deus, por sua vez, revela: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; (...) é um remédio de vida e imortalidade”. (Eclo 6, 14-16).
2) Quando o adolescente homossexual encontra outros adolescentes ou adultos homossexuais para efetivarem amizades, torna-se saudável, pois assumir-se para estes amigos ajuda-o a superar as dificuldades e transtornos causados pela estigmatização e rejeição por parte dos colegas ou da família e atenua a sensação de isolamento cognitivo e social (Marina Castañeda, citada por Isaac Azevedo dos Santos, no portal G1aqui). Um outro autor (Richard A. Isay, no livro “Tornar-se gay”), citado no 3° dia desta novena (aqui), observa: Por se sentirem diferentes e por causa da rejeição paterna, alguns adolescentes homossexuais são mais introvertidos ou se sentem menos à vontade para interagir com seus amigos que seus companheiros heterossexuais. Sentindo-se como estranhos, estes adolescentes ficam frequentemente à margem dos grupos de amigos, que são tão essenciais neste estágio da vida para que seja possível separar-se dos pais e sentir-se aceito. Embora essa não seja a única solução, Isay descreve o caminho traçado por muitos nesse período de descobertas e definições (adolescência): Fazer amizades com outros adolescentes gays e envolver-se em meios sociais gays propicia a estes adolescentes a criação de alianças, o encontro de parceiros sexuais e a descoberta de modelos que possam idealizar e com quem possam se identificar.
3) Certamente, a “homossocialização” (termo usado por Isay) não é e não pode ser o único caminho para os gays adolescentes, jovens ou adultos. O “gueto” nunca é a solução. Por isso mesmo tão importantes são amizades com pessoas simpatizantes, tolerantes, abertas. A minha observação e a própria experiência me levam a crer que, com frequência, as mulheres tornam se esses anjos, confidentes, oferecendo uma amizade sincera, leal e incondicional. É nelas que penso nesta meditação sobre os “Anjos de Belém”. Lá, diante do mistério a ser revelado, o anjo disse aos pastores: “Não tenham medo!” (cf. Lc 2, 10). A verdadeira amizade dá a mesma sensação: acalma, encoraja, acolhe e compreende. Igualmente merece o destaque a confiança oferecida pelos irmãos e irmãs (quando acontece). Fairchild e Hayward, no citado (aqui) livro “Agora que você já sabe” contam sobre a reação de dois irmãos mais velhos à notícia, transmitida pela mãe, sobre a homossexualidade do caçula Philip: “Philip, mamãe nos disse. E nós o amamos mais do que nunca. Você terá que nos dar algum tempo para entender isso, mas queremos que você saiba que nossos sentimentos por você não mudaram nem um pouco” (p. 242). Finalmente, não podia deixar de mencionar mais uma, muito preciosa, experiência de amizade. Sei que nem sempre acontece e que, para muitos, parece impossível. É a amizade com o “ex-companheiro”. Eu tenho esta experiência e posso dizer, sem exagero, que o Deley é o meu maior e melhor amigo, apesar de estar (ele!) vivendo atualmente um relacionamento com outro rapaz.
ORAÇÃO
Hoje louvo e agradeço a Deus pelos amigos – estes invisíveis (os anjos) e outros, não menos reais e autênticos anjos: os Amigos. Inspiro-me em alguns versículos do Salmo 90(91) e, depois, rezo um “Pai nosso” e uma “Ave Maria”.


Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo,
que moras à sombra do Onipotente,
dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela,
meu Deus, em que eu confio.
É ele quem te livrará do laço do caçador,
e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com suas plumas,
sob suas asas encontrarás refúgio.
Sua fidelidade te será um escudo de proteção.
Tu não temerás os terrores noturnos,
nem a flecha que voa à luz do dia,
nem a peste que se propaga nas trevas,
nem o mal que grassa ao meio-dia.
Nenhum mal te atingirá,
nenhum flagelo chegará à tua tenda,
porque aos seus anjos ele mandou
que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão em suas mãos,
para que não tropeces em alguma pedra.
Sobre serpente e víbora andarás,
calcarás aos pés o leão e o dragão.
Pois que se uniu a mim, eu o livrarei;
e o protegerei, pois conhece o meu nome.
Quando me invocar, eu o atenderei;
na tribulação estarei com ele.
Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.
Será favorecido de longos dias,
e mostrar-lhe-ei a minha salvação.

Um comentário: