ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



16 de dezembro de 2010

NOVENA DE NATAL (2° dia)

OS SEGREDOS DA GESTAÇÃO
TEXTO BÍBLICO (Lc 2, 3-5)
Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade. Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu da cidade de Nazaré, na Galiléia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judéia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
LEITURA/REFLEXÃO
1)
Continuamos a nossa leitura do texto de São Lucas. O tema para o segundo dia deste ciclo de reflexões pré-natalinas surge no final do versículo 5. Para entender melhor podemos citar ainda a expressão usada pelo evangelista Mateus (Mt 1, 18): “ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo.” Não quero, neste momento, entrar em detalhes teológicos. O que me vem na mente é contribuir numa reflexão sobre as causas ou origens da homossexualidade. Entre várias teorias e pesquisas existe uma linha de pensamento que aponta, exatamente, a gestação como o período de formação ou definição de sexualidade humana. Sem dúvida, a gestação é um tempo delicado, importante e misterioso. Há um tempo, existe e se desenvolve a psicoembriologia ou psicologia pré-natal que (resumindo) estuda o comportamento e desenvolvimento evolutivo e psico-afetivo-emocional do indivíduo antes do nascimento. Uma das conclusões fundamentais desse estudo afirma que vários fatores (p. ex. a falta de afeto) no desenvolvimento psicológico ocasiona alterações na estrutura emocional do bebê, influenciando a sua personalidade pós-natal, conduta e comportamento.
2) O Padre Alírio Pedrini, pregador e escritor, conhecido principalmente no meio da Renovação Carismática Católica, dedica a este assunto uma parte de seu livro “Jovens em renovação; espiritualidade, afetividade, sexualidade” (Edições Loyola, São Paulo, 1993). Vou deixar de lado algumas expressões típicas do autor sobre a “cura do homossexualismo” e passo diretamente ao que interessa:
A rejeição do sexo da criança em formação no seio da mãe, por parte dos pais ou de um deles, principalmente quando houve manifestações e declarações abertas, fortes e repetidas por muitas vezes, pode ser a causa de homossexualismo (...). Um menino está sendo gerado. Os pais, porém, desejam muito, esperam e falam abertamente que querem uma menina. Esta criança capta a linguagem, os desejos e as manifestações dos pais. Ela sabe que não é do sexo que eles querem. Sabe que, se fosse do sexo desejado, seria muito mais acolhida, festejada, bem-vinda e querida. Esta constatação a choca profundamente e a traumatiza. Seu inconsciente passa a desejar ser do sexo esperado pelos pais (...). O profundo desejo de ser do sexo esperado pelos pais se aninha no impulso inconsciente de sexualidade da criança. Quando ela nasce e cresce, aquele desejo de ser do sexo esperado, vai agir sobre a sua sexualidade.” (p. 119)
3) Estas teorias e descobertas parecem levar diretamente a uma atitude de culpar os pais, de odiá-los ou desprezar como “causadores da nossa infelicidade”. Não é este o meu objetivo! Pelo contrário, talvez a reflexão sirva, para quem precisar, como o alívio. A teoria em questão, como várias outras, reforça a convicção de que a homossexualidade não é, de maneira alguma, a “opção”, a “escolha” de quem quer que seja. Citado ontem Pe. James L. Empereur (autor do livro “Direção espiritual e homossexualidade”) diz: Rejeito a posição segundo a qual optamos por ser homossexuais, como se o escolhêssemos da mesma forma que escolhemos o lugar onde vamos passar as férias. Quanto aos pais, quem sabe se o conhecimento deste ponto de vista não ajude num diálogo mais aberto, com simplicidade, carinho e... humildade.
ORAÇÃO
Continuo a oração de louvor, desta vez com um trecho do Salmo 15 (16), depois rezo um “Pai nosso” e uma “Ave Maria”.

Bendigo o Senhor porque me deu conselho,
porque mesmo de noite o coração me exorta.
Ponho sempre o Senhor diante dos olhos,
pois Ele está à minha direita; não vacilarei.
Por isso meu coração se alegra e minha alma exulta,
até meu corpo descansará seguro,
porque Vós não abandonareis minha alma
na habitação dos mortos,
nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção.
Vós me ensinareis o caminho da vida,
há abundância de alegria junto de Vós,
e delícias eternas à Vossa direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário