ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



16 de dezembro de 2010

NOVENA DE NATAL (1° dia)

O CONTEXTO HISTÓRICO
TEXTO BÍBLICO (Lc 2, 1-3)
Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto mandando fazer o recenseamento de toda a terra - o primeiro recenseamento, feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade.
LEITURA/REFLEXÃO
1.
Otávio Augusto torna-se o primeiro imperador de Roma e o artífice de uma era de progresso intenso, com a proliferação de templos e monumentos importantes, a paz se disseminando por todo o Império, até a mais remota província. Artistas e empreendedores se multiplicam pela cidade dos Imperadores, as leis são renovadas e a educação conhece avanços anteriormente desconhecidos. Nesse período despontam mentes brilhantes e criativas, como Virgílio, Horácio, Ovídio, Tito Lívio, Mecenas, entre outros. Em outras regiões do mundo, também estavam acontecendo coisas (como as peripécias da dinastia Han na China, a prosperidade da Índia, considerada a maior economia mundial da época, o colapso da civilização fenícia, etc.). Numa pequena cidade de Belém, na Palestina, nasce um Menino...
2. Deus eterno, o Senhor do universo, escolheu exatamente este contexto histórico-geográfico para enviar ao mundo o seu Filho Unigênito, o Salvador da humanidade. Cristo entrou na história. São Paulo fala que tinha chegado a “plenitude dos tempos” (cf. Gal 4, 4). Não cabe a nós perguntar ou tentar entender o porquê desta escolha. Algo assim aconteceu, também com a o início da nossa própria existência. Vivemos, estamos aqui, porque Ele assim quis. Por que aqui? Por que agora? E, finalmente, por que deste jeito? Espero que, um dia, Deus vai responder a todas as nossas perguntas. Por enquanto buscamos uma intuição, ou melhor, uma FÉ.
3. No livro “Vidas em arco-íris”, Edith Modesto (entre outros méritos, a fundadora do Grupo de Pais de Homossexuais – confira aqui), ao entrevistar vários homens e mulheres homossexuais, faz uma pergunta interessante: “Deus criou você homossexual?”. A maioria dos entrevistados repudiou essa possibilidade: (Roberto): “Se Deus quis que eu fosse gay? Sem comentários. Essa frase é ridícula”. (Marcos): “Não, eu acho que Ele... Eu não penso muito nisso [risos], não consigo. Acho que Ele é superior a essas pequenas coisas”. Entretanto, um pequeno grupo de entrevistados respondeu “sim”, por exemplo: (Ricardo): “Criou. Ele, Deus, quis me criar gay porque Ele sabia que eu tinha um papel importante no mundo pra fazer... Ele me colocou aqui para fazer alguma coisa...”. (Beto): “Na verdade, até penso... Eu sou muito religioso e no Livro do Gênesis fala que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, então eu fui criado assim por Deus.” [Então, há uma parte gay em Deus?] “Sem dúvida, como há uma parte mulher, como há uma parte negra, como há uma parte oriental, como... Na verdade é uma reflexão das multifacetas de Deus.” (p. 98).
4. A intuição de Ricardo e Beto confirma, em seu livro “Direção espiritual e homossexualidade”, o padre jesuíta James L. Empereur: A homossexualidade é um dos dons mais significativos de Deus para a humanidade. Ser gay ou lésbica é ter recebido uma bênção especial de Deus. Todos os humanos recebem suas graças especiais do Criador, mas Ele escolheu que alguns fossem gays e lésbicas como uma maneira de revelar algo a respeito de Sua identidade que os heterossexuais não revelam.
ORAÇÃO
Concluo a minha leitura/reflexão do primeiro dia da Novena de Natal com uma oração de agradecimento pela minha existência: aqui, agora e... da maneira como Deus quis. Podem me ajudar alguns trechos do Salmo 138 [139]. Acrescento um “Pai nosso” e uma "Ave Maria".
*****************************************************
Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,
sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto.
De longe penetrais meus pensamentos.
Vós me cercais por trás e pela frente,
e estendeis sobre mim a vossa mão.
Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa,
ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo,
vós me tecestes no seio de minha mãe.
Sede bendito por me haverdes feito
de modo tão maravilhoso.
Pelas vossas obras tão extraordinárias,
conheceis até o fundo a minha alma.
Nada de minha substância vos é oculto,
quando fui formado ocultamente,
quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
Cada uma de minhas ações vossos olhos viram,
e todas elas foram escritas em vosso livro;
cada dia de minha vida foi prefixado,
desde antes que um só deles existisse.
Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios!
E quão imenso é o número deles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário