ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



23 de dezembro de 2010

NOVENA DE NATAL (conclusões)


Pois bem, terminei a "Novena de Natal" antes do tempo. Para mim foi uma experiência ótima. Um pouco de mobilização para leitura, um pouco de desabafo. Caso houver Leitores, tenho a impressão que para os homossexuais a "novena" foi católica demais e para os católicos, foi homossexual demais. Com outras palavras: é uma previsão de insatisfação de ambos os lados (repito: caso houver Leitores). Mas, para mim, foi tão bom que já estou pensando em fazer uma "Oitava de Natal"... que tal?
Para quem quiser ter uma visão geral daquilo que foi feito (e, eventualmente, voltar a um dos assuntos), faço aqui um resumo:
A introdução (aqui) menciona um texto do Papa João Paulo II sobre Jesus que "se uniu (no mistério de sua Encarmação) a cada ser humano". Ainda que a novena quase não cita o próprio texto, todas as reflexões podem ser compreendidas melhor à luz desta afirmação.
1° dia (aqui): "O contexto histórico" - uma reflexão sobre Deus que entrou na história e sobre cada um de nós que, também, um dia aparecemos neste mundo.
2° dia (aqui): "Os segredos da gestação" - além de ser uma homenagem à vida, a postagem traz uma das teorias sobre possíveis fontes de homossexualidade.
3° dia (aqui): "A figura paterna" - reflexão sobre a importância de um pai na vida de cada pessoa e considerações sobre efeitos dolorosos da "figura paterna" negativa.
4° dia (aqui): "A mãe" - é uma homenagem a todas as mães e à sua sensibilidade. O texto traz, também, o testemunho de uma mãe. Há referência ao Grupo de Pais de Homossexuais (fundado por Edith Modesto).
5° dia (aqui): "Os anjos" - reflexão sobre a importância de amigos na vida de cada homossexual.
6° dia (aqui): "A rejeição" - faz analogia entre a falta de hospitalidade dos habitantes de Belém e o fenômeno da homofobia.
7° dia (aqui): "Os pastores" - uma meditação (e, por que não: uma proposta) sobre a pastoral de/para/com homossexuais e a sua importância.
8° dia (aqui): "O casamento" - aborda o tema de "casamento gay". Tenho consciência de que as minas opiniões pessoais são bastante polêmicas.
9° dia (aqui): "O amor" - uma visão de amor orientado pela ética personalista. O amor, com o qual não se brinca. Difícil, mas não impossível.


Aproveitando o momento, faço votos
de FELIZ NATAL
e ABENÇOADO ANO de 2011 (inteiro!)
-com muito mais amor
e muito menos preconceito !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário