Segui o esquema mais antigo de Via Sacra. Atualmente, os textos incluem frequentemente a XV Estação: "Jesus ressuscita dos mortos" que, na minha opinião, não faz parte deste conjunto. Alguns autores elaboram, por analogia à Via Crucis, uma outra jornada espiritual, chamada "Via lucis", o caminho da luz que começa, justamente, com a Ressurreição de Cristo. Em todas as meditações desta Via Sacra, procurei mencionar algo da complexa experiência de um homossexual. Alguém pode julgar ousados alguns pensamentos, classificando-os como blasfêmia. Não creio que tenha ofendido a Deus, porque derramei diante dele o meu coração. Confesso que os textos são pouco ortodoxos, mas esta Via Sacra, é uma tentativa de buscar a luz da fé, para os temas existenciais, com os quais convivem as pessoas homossexuais. À semelhança das meditações da recente Novena de Natal, encontro a motivação para esta Via Sacra, nas palavras do Papa João Paulo II: Pela sua Encarnação, Ele, o Filho de Deus, se uniu de certo modo a cada homem. A Igreja reconhece, portanto, como sua tarefa fundamental fazer com que uma tal união se possa atuar e renovar continuamente. A Igreja deseja servir esta única finalidade: que cada homem possa encontrar Cristo, a fim de que Cristo possa percorrer juntamente com cada homem o caminho da vida, com a potência daquela verdade sobre o homem e sobre o mundo, contida no mistério da Encarnação e da Redenção, e com a potência do amor que de tal verdade irradia. (...) Aqui, portanto, trata-se do homem em toda a sua verdade, com a sua plena dimensão. Não se trata do homem "abstrato", mas sim real: do homem "concreto", "histórico". Trata-se de "cada" homem, porque todos e cada um foram compreendidos no mistério da Redenção, e com todos e cada um Cristo se uniu, para sempre, através deste mistério. (Encíclica "Redemptor hominis", n°13).
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