ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



9 de abril de 2011

Campanha da Fraternidade [2]

A Campanha da Fraternidade, há décadas, tem sido a oportunidade para promover novas iniciativas. Algumas delas perduram, enquanto a maior parte de assuntos e projetos, cai no esquecimento. Mesmo assim, vale a pena aproveitar os impulsos e inspirações que aparecem. Escrevi (aqui) um pouco mais sobre a Campanha e hoje acrescento algo sobre a sua dinâmica, sem entrar no conteúdo em si (a ecologia). O livreto da CF-2001, elaborado pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral do Rio de Janeiro traz, no 4° encontro (p. 15), uma proposta interessante (transcrevo, inclusive, a forma original do diálogo entre participantes):
T. [todos] Podemos nos unir para fazer pequenos gestos, que vão, mais tarde, fazer toda a diferença.
L. [leitor] Exatamente! Um dos gestos mais importantes é a criação da consciência ecolôgica em todas as pessoas, de modo que ninguém fique pensando que isso é coisa de maluco.
T. [todos] As comunidades poderiam ter uma pastoral da ecologia.
L. [leitor] Seria um grupo com a finalidade de promover estudos sobre o tema, levantamento da relidade local, pistas para reciclagem e economia de energia... Há tantos caminhos! [aqui há referência ao Texto-base da CF 2011, n° 204ss.]
D. [dirigente] Um pequeno grupo preocupado com este assunto faria muito bem a todas as comunidades. Na história da Igreja, muitas atividades, que hoje são grandes e bem conhecidas, surgiram assim, de pequenas iniciativas. Vamos ver o que pode ser feito em nossa comunidade.
Notemos neste trecho uma dica prática para a formação de outros grupos, por exemplo, os de uma Pastoral para Homossexuais (podemos chamá-la de "Pastoral da Diversidade"). Basta substituir os termos "ecológica", "ecologia", "reciclagem", "economia de energia", por outros, mais apropriados à nossa proposta. A dinâmica e a motivação são as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário