ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



22 de fevereiro de 2011

Cátedra de Pedro

A cátedra significa autoridade. E nós, católicos, reconhecemos, aceitamos e respeitamos o ministério petrino. É por isso que consideramos tão importante tudo o que diz o Papa. Obviamente, reconhecer a autoridade não significa idolatrar um ser humano. A figura de pastor e das ovelhas não tem nada a ver com a nossa identificação irrestrita com estas criaturas: simpáticas, mas mudas e, digamos, pouco inteligentes (pelo menos no conceito geral). O pastor que une e guia as ovelhas (o rebanho) é Jesus Cristo que deixou aqui na terra o seu representante: Pedro e todos os seus sucessores. O Papa é chamado “Vigário de Cristo” (Santa Catarina de Sena usa o termo “meu Cristo na terra”). Para compreender melhor a nossa relação com o sucessor de Pedro, podemos lembrar de uma cena bíblica, descrita por um dos seus protagonistas, Apóstolo Paulo – irmão no ministério apostólico, mas como membro da Igreja, também “ovelha”, em relação com o pastor. Aliás, sobre Pedro costuma-se dizer que é “primeiro entre iguais” e um dos títulos oficiais do Sumo Pontífice á “servo dos servos de Deus”. A cena em questão se deu em Antioquia e Paulo descreve tudo detalhadamente em sua Carta aos Gálatas (2, 11-14). O texto é tão espetacular que vale a pena a sua transcrição: Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável. Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados. Os demais judeus convertidos seguiram-lhe a atitude equívoca, de maneira que mesmo Barnabé foi levado por eles a essa dissimulação. Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, em presença de todos: Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus?
Para termos mais clareza, é bom lembrar de que tudo isso aconteceu bem depois do dia de Pentecostes, em que os Apóstolos receberam o Espírito Santo. Por assim dizer, a Igreja já estava em “pleno andamento”. Mesmo assim, usando palavras de Paulo ("ovelha do rebanho", ainda que, também um Apóstolo, que chega a chamar o seu Papa, praticamente de “pagão”), Pedro foi “censurável”, tomando “atitude equivocada”, isto é “dissimulação” (estes são os termos da Bíblia “Ave Maria”. A tradução da CNBB usa, também, a palavra “hipocrisia” no v. 13). É curioso que a festa de hoje está associada com o surgimento do cristianismo nesta cidade (Antioquia), na qual Pedro foi o primeiro bispo.
Ora, o objetivo desta postagem não é ofender ou desprezar o Sumo Pontífice. Tenho muito carinho e respeito por ele. Que tal, entretanto, celebrar a festa de hoje (da Cátedra de São Pedro) como ocasião para refletir sobre a (sobrecarregada) humanidade do Papa e rezar mais por ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário