ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



18 de janeiro de 2011

unidade & diversidade

Em Roma e em várias partes do mundo celebra-se nestes dias a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-15 de janeiro). No Brasil (e, talvez, em todo o hemisfério sul) esta semana é realizada na época de Pentecostes. Isso já é um belo exemplo de "unidade". Mas não é sobre isso que hoje quero falar. Trago um trecho de meditação e uma oração que acompanhará o 2° dia desta Semana de oração. O texto faz parte dos materiais distribuídos pela Comissão Fé e Constituição, do Conselho Ecumênico das Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (leia pela Agência Zenit). A base do texto foi redigida por uma equipe de representantes ecumênicos de Jerusalém. Como sempre, proponho uma leitura "existencial", no contexto dos ideais e das lutas que estão sendo sustentadas pelos homossexuais, dentro de sua identidade cristã.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
A Igreja de Jerusalém nos Atos dos Apóstolos é o modelo da unidade que buscamos hoje. Como tal, ela nos lembra que a oração pela unidade dos cristãos não pode ser um pedido de uniformidade, porque a unidade desde o começo foi caracterizada por uma rica diversidade. A Igreja de Jerusalém é o modelo ou ícone da unidade na diversidade. (...) Antigas tradições nos ensinam que a diversidade e a unidade existem na Jerusalém celeste. Elas nos relembram que diferença e diversidade não são o mesmo que divisão e desunião, e que a unidade cristã pela qual oramos sempre preserva a autêntica diversidade.
Oração
Deus, de quem flui toda a vida em sua diversidade, chamas tua Igreja, como corpo de Cristo, a estar unida no amor. Possamos nós aprender mais profundamente nossa unidade na diversidade, e buscar trabalhar juntos na pregação e na construção do teu Reino de amor abundante para todos, enquanto nos acompanhamos uns aos outros em cada lugar, em todos os lugares. Que tenhamos sempre em mente Cristo, como fonte de nossa vida em comum. Oramos na unidade do Espírito. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário