ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



13 de janeiro de 2011

Santo Hilário

Hoje, na liturgia, comemora-se Santo Hilário, Bispo e Doutor da Igreja. Nascido por volta do ano 300 na cidade Pictavium, então no Império Romano, hoje Poitiers (cidade localizada no centro-oeste da França). Hilário é famoso pela luta contra a heresia dos arianos (a ponto de ser chamado o "Martelo dos Arianos"). Falecido em 368, deixou várias obras (tratados teológicos, cartas, etc.), além de alguns discípulos, entre os quais destaca-se São Martinho, posteriormente bispo de Tours.
° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° ° °
Escrevo sobre Santo Hilário, neste blog dedicado a reflexões sobre a homossexualidade (no contexto de uma espiritualidade católica), por mais um motivo. Não, não tenho indícios de que ele tenha sido gay. Muito pelo contrário. A tradição (apoiada pela documentação) afirma: Tão grande era o respeito que lhe tinham os habitantes de Pictavium que, por volta de 353 d.C., ainda um homem casado, ele foi aclamado bispo da cidade (o conceito de celibato clerical estava apenas começando a emergir no ocidente). Há informações, também, sobre a sua filha, Santa Abra. Entretanto, é o seu nome que merece um pouco de atenção. De acordo com vários dicionários, a palavra "hilário", um adjetivo proveniente do latim, significa: alegre, jovial contente, e tem como sinônimos: engraçado, divertido, empolgante, diferente, legal, espantoso. Vejamos agora uma outra palavra: "gay". Conquanto a cultura contemporânea em geral tenha herdado o termo diretamente do inglês (gay = "alegre, jovial"), o inglês assimilou-o do francês arcaico (gui, com o mesmo significado) e este obteve-o do latim tardio (gaiu, com semelhante significado). A palavra originariamente não tinha conotação sexual necessária. Era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiástica, feliz. O termo gay, já marcado pela conotação sexual, ao ser difundido pelos países lusófonos, era utilizado principalmente de forma pejorativa contra homens gays. Contudo, a utilização da palavra pelos próprios homossexuais, a se referirem a si mesmos, fez com que a conotação negativa fosse amenizada. Em outras palavras, os homossexuais apropriaram-se da palavra, na busca de retirar-lhe, assim, a carga insultuosa. (informações colhidas no site Wikipedia). Resumindo: percebemos facilmente que as palavras "gay" e "hilário", têm praticamente o mesmo significado. Por que, então, não cultivar uma devoção particular a este Santo. A minha oração poderia começar assim: "Ó grande Santo Hilário! Tu foste chamado de engraçado ou alegre, devido o seu nome e eu, por motivos de minha sexualidade, sou chamado, também assim. Mesmo que, no fundo, o significado deste nome ou apelido, possa ter conotações muito diferentes e, às vezes, ofensivas, peço-te a proteção e intercessão. Durante a tua vida enfrentaste muita oposição e foste perseguido, mas não desanimaste na busca e defesa da verdade. Espero obter de Deus, pela tua intercessão, um pouco de alegria e jovialidade e muita perseverança na mesma busca e defesa da verdade e da dignidade de cada ser humano. Amém!".
----------------------------------------------------------------------------------
OBSERVAÇÂO: Em breve pretendo falar sobre outros santos, reconhecidos como intercessores ou padroeiros de homossexuais (São Sérgio e São Baco, Santas Perpétua e Felicidade, São Sebastião e outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário