ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



30 de novembro de 2010

o mundo colorido (1)

Com a chegada do Advento veio o convite para reflexão mais demorada, detalhada, profunda. Eu sei que o conceito de um blog não permite as postagens longas e exageradas, mas peço um pouco de paciência. Percebi que o "vício" de textos muito curtos pode levar (o que tem acontecido na mídia em geral) a uma banalização. A vida banalizada torna-se cruel, fria e vazia. Quem quiser, então, reflita comigo...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Entre os mais diversos elementos de simbologia cristã (assim, como em todo tipo de cultura), AS CORES ocupam um lugar de destaque. A sua origem está na natureza e a sua expressão privilegiada na liturgia. A distribuição de significados vem de uma mistura de costumes, intuições, experiências místicas e artísticas. A Igreja, ao recolher uma herança milenar de jornada espiritual do Povo de Deus, definiu as regras, também neste aspecto. Temos, portanto, as quatro cores principais (branco, verde, vermelho e roxo) e mais algumas, digamos, adicionais (róseo, azul, preto, dourado e prateado).


BRANCO - é usado na liturgia do Tempo Pascal e do Natal do Senhor, bem como nas suas festas e memórias, exceto as da Paixão; nas festas e memórias da Santíssima Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não Mártires. É símbolo da luz, da inocência e da pureza, de alegria e da glória.
VERDE - usado no Tempo Comum. Lembrando a cor das plantas e árvores, simboliza a vida, e o crescimento, prenunciando a esperança da vida eterna.
VERMELHO - usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Mártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante.
ROXO - usado no tempo do Advento e da Quaresma, nos Ofícios e Missas pelos mortos e no Sacrameno de Reconciliação (Confissão). Significa penitência, conversão, luto e saudade.
RÓSEO - usado apenas duas vezes ao longo de todo o ano litúrgico: no 3° Domingo do Advento e no 4° Domingo da Quaresma. Significa a proximidade (ou a esperança e a alegria antecipada) da[s] Festa[s] que se aproxima[m].
AZUL - usado (em algumas regiões) nas solenidades e festas de Nossa Senhora. Simboliza a Santíssima Virgem Maria e o céu.
PRETO - pode ser usado, onde for o costume, nas Missas pelos mortos. Simboliza o luto, a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro. Na prática, o uso desta cor foi abolida pela maioria dos padres.
DOURADO e PRATEADO - usados nos dias festivos, podem substituir qualquer outra cor (menos o preto). Na prática, com maior frequencia, substituem a cor branca.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Na próxima postagem vamos ver algumas semelhanças/analogias ao refletirmos as cores da BANDEIRA ARCO-ÌRIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário