ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



4 de novembro de 2010

Anselm Grün - "Lutar e amar" (1)

Pois bem... Fiquei alguns dias sem acesso à internet, o que me permitiu perceber o grau de minha "dependência" deste meio de comunicação (fiquei irritado, sim senhor!), mas, ao mesmo tempo, "ganhei" algumas horas-extras para voltar a uma paixão mais antiga que internet: OS LIVROS. De fato são as "releituras", entre algumas novas descobertas. Hoje decidi partilhar aqui alguns pensamentos de Anselm Grün.

Quem é Anselm Grün? É um monge beneditino (nascido em 1945), doutor em psicologia, conhecido e reconhecido no mundo inteiro. O autor cristão (católico) mais lido da atualidade já possui dezenas de livros publicados em 28 línguas, além de ser também o administrador da Abadia, em Münsterschwarzach, na Alemanha, sua cidade natal. Procurado frequentemente como palestrante e conselheiro em vários países, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento no mundo contemporâneo.


Entre alguns livros de Grün (re)encontrei na minha prateleira o "Lutar e amar - Como os homens encontram a si mesmos" (Edições Loyola, São Paulo 2006). O autor procura mostrar a essência de masculinidade, analizando 18 figuras bíblicas, a partir de Adão. Um trecho chamou especialmente a minha atenção:


Neste livro, quando escrevo sobre homens, sempre tenho em mente tanto homens heterossexuais como homossexuais. E sei que muitos homens homossexuais sentem-se feridos pela Igreja. Eles ouviram vezes demais que a homossexualidade seria antinatural. Porém, tais juízos são falsos. Homossexualidade pode ter sua origem em diversas causas: na educação, em forte ligação materna, em experiências sexuais, mas também no código genético. Por fim, nunca é possível dizer por que um homem ou uma mulher é homossexual. Mas é decisivo que o homossexual faça pazes com sua predisposição e faça o melhor disso – o que também significa viver sua homossexualidade com dignidade humana. (p. 21).


Na mesma página, um pouco antes do trecho citado acima, Anselm Grün afirma o seguinte:


É importante para o homem confrontar-se com sua identidade sexual. Ele precisa saber se é heterossexual ou homossexual. Às vezes, as fronteiras não são claras. Alguns homens são bissexuais. Tomar consciência de sua identidade sexual é uma condição decisiva para se aceitar como homem. Aqui também é importante deixar de lado qualquer juízo de valor. Todo homem – homossexual ou heterossexual – tem suas qualidades e forças e também suas fragilidades. Nos últimos anos, homens homossexuais colocaram-se em busca da própria masculinidade mais intensamente do que heterossexuais. Em vez de se desculpar por sua homossexualidade – como ainda é normal acontecer em alguns círculos sociais -, eles se alegram com o seu ser homem. Eles têm consciência de seu corpo e expressam a si mesmos e à sua essência em seu corpo. Frequentemente, eles têm uma sensibilidade estética forte e acentuada e grande abertura para a espiritualidade.

2 comentários:

  1. gostei de sua posição sobre a homossexualidade e a fé católica, você pensa como eu tudo e questão de maturidade e de como se vê as coisas, deus nos ama como somos e isso não nos impede de ser pessoas comprometidas com a missão de evangelizar, parabéns por sua iniciativa, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo, tive contato com um LIVRO DO ANSELM GRUN. Fiquei encantado. Li muito sobre psicologia. Sobre A DIALÉTICA DA VIDA: SOL E SOMBRA; DIA E NOITE; DEUS E DIABO(IGNORÂNCIA). Tinha me afastado da IGREJA pela minha ignorância. Só enxergava A SOMBRA DESTA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA. Agora, menos atentado pelo DIABO (IGNORÂNCIA) estou voltando à IC graças a LUZ DO ANSELMO GRUN. Também percebi que há muito mais coisa de luz. A Editora Vozes, que é Católica, edita as obra de Yung! Yung, Grun, Papa Francisco, Editora Vozes...Quanta ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR. EU PELO MENOS ESTOU MELHOR. HOJE, ASSISTI A UMA MISSA NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO, NO RIO. ESTOU EM PAZ! UMA PAZ QUE SÓ DEUS PODE MESMO DAR. A PSICOLOGIA DÁ ESCLARECIMENTO, MAS NÃO A PAZ DE DEUS. O MESTRE GRUN ENSINA ISTO E EU SINTO NO MEU SER, NESTE MOMENTO. A PAZ DE CRISTO

    ResponderExcluir