ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



5 de novembro de 2010

Dom Eugenio - 90 anos

Amanhã na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro será celebrada a Missa solene em ação de graças pelo 90° Aniversário natalício de Dom Eugenio de Araújo Sales, Cardeal Arcebispo Emêrito desta cidade. Há muito de se dizer sobre esta figura, mas não cabe isso a mim (vários autores competentes abordam esse assunto com mais propriedade). Trago aqui - de acordo com o propósito deste blog - alguns trachos de um artigo que D. Eugenio escreveu sobre a homossexualidade. Não é surpresa que o Cardeal repete os principais pontos doutrinais da Igreja - como ele mesmo diz: "Este é o ensinamento da Igreja, em nome de Cristo, transmitido a seus fiéis e às pessoas de boa vontade."
Não pretendo, neste momento, citar as afirmações dogmáticas da Igreja às quais se refere D. Eugenio. Transcrevo, entretanto, algumas frazes de seu texto (leia na íntegra aqui).
___________________________________

"Diante de manifestações favoráveis ao homossexualismo, parece-me oportuna uma abordagem do assunto, tranqüila e serena, dirigida aos católicos à luz dos ensinamentos da Igreja nessa matéria. Esse tema, por vezes, provoca reações apaixonadas. Prevalece, no entanto, o dever de proclamar a verdade!"
...
"Devemos distinguir entre tendência e atos homossexuais. A simples inclinação não leva necessariamente à ação, pois não se pode ignorar a liberdade humana. Esta confere à pessoa a capacidade de resistir. Jamais faltará a graça de Deus a quem a busca."
...
"Toda a campanha em favor do homossexualismo, bem estruturada e muito difundida, não ajuda a resolver os males resultantes. Pelo contrário, agrava-os. Os sofrimentos decorrentes de atitudes anti-cristãs, infelizmente ainda existentes, em alguns ambientes, por vezes tornam-se mais acentuados. Propor solução não correta pode criar outros problemas. Por exemplo: elevar a união de homossexuais ao nível do matrimônio, a adoção de crianças... Nós, cristãos, devemos combater a discriminação promovendo a dignidade da pessoa humana, amada por Deus."
_____________________________________
Enfim...
Parabéns ao Dom Eugenio pelo seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário