ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



19 de novembro de 2010

Igreja - a casa de todos


Vou juntando alguns textos, argumentos, ideias, para confirmar a necessidade de uma PASTORAL PARA HOMOSSEXUAIS. É impressionante, aliás, o quanto o Papa (e a Igreja em geral) fala sobre a unidade, o diálogo, o acolhimento. Basta ler alguns textos sobre o ecumenismo. A busca de unidade entre todos os cristãos deve incluir, na minha opinião, não somente os católicos, ortodoxos, protestantes (etc.), mas, também, os cristãos heterossexuais e homossexuais. Hoje trago aqui um trecho de homilia do Papa Bento XVI, proferida no dia de Pentecostes deste ano (23 de maio de 2010). O texto inteiro está aqui.

A unidade do Espírito manifesta-se na pluralidade da compreensão. A Igreja é por sua natureza una e múltipla, destinada como está a viver em todas as nações, em todos os povos e nos mais diversificados contextos sociais. Ela responde à sua vocação, de ser sinal e instrumento de unidade de todo o gênero humano (...). Sempre e em cada lugar, a Igreja deve ser verdadeiramente católica e universal, a casa de todos, onde cada um se pode encontrar.

No mesmo texto o Papa diz ainda:

(...) quando uma pessoa, ou uma comunidade, se fecha no seu próprio modo de pensar e de agir, é sinal que se afastou do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário