ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



31 de agosto de 2013

Mês da Bíblia 2013 (1)


by ~aheathphoto

 
"O Evangelho segundo Lucas sob o prisma do discipulado-missionário", conforme o enfoque do Projeto de Evangelização "O Brasil na missão Continental", é o tema do mês da Bíblia de 2013. O tema escolhido releva o Evangelho do Ano Litúrgico C, e os cinco aspectos fundamentais do processo do discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão propriamente dita. O lema indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) é: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido” (Lc 15) [mais informações aqui].
 
A primeira ideia que aparece, ao associarmos o enfoque do tema e o lema deste Mês da Bíblia ("O Brasil na missão Continental" + “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido”), é a (mencionada com mais frequência na ocasião da visita do Papa) perda dos fiéis católicos, principalmente aqueles que "mudam de religião" (na verdade, não é a religião, mas confissão, ou denominação cristã) e tornam-se evangélicos, além de todos os outros que, simplesmente, deixam a Igreja Católica de forma mais ou menos definitiva (entre eles estão aqueles que, ainda que se identifiquem com ela, deixam de praticar os atos religiosos e outros que, de maneira mais drástica, passam a se considerar como "pessoas sem religião").
 
Sem dúvida, em todos estes grupos de pessoas, estão os homossexuais que experimentam o preconceito, tanto de maneira prática e muito concreta, quanto em forma, digamos, teórica, ou seja, como um conflito interior que impede a união de duas identidades: a católica e a homossexual. É neste contexto que o atual Mês da Bíblia torna-se uma excelente oportunidade para refletir ainda mais sobre estes assuntos, procurando construir possíveis pontes. Este é o propósito de algumas próximas publicações neste blog.

A Comissão Bíblico-Catequética da propõe (em forma de um subsídio) 4 encontros e a celebração final, com os seguintes temas:

O primeiro encontro tratará sobre Lc 4,14-30 (a narrativa do início da missão pública de Jesus na Galileia que tem como centro a proclamação do cumprimento do texto do profeta Isaías [Is 61,1-2] sobre a missão do Messias e a salvação que é anunciada a todos).

O segundo encontro aborda temas da vocação, missão e as exigências do discipulado. Este tema está em ressonância com a perspectiva do tema deste ano, que é o discipulado-missionário em Lucas e objetiva mostrar a radicalidade, na resposta dos chamados ao discipulado (Lc 5,11) e acentua o desprendimento que é uma atitude própria de todo discípulo, no seguimento de Jesus e, sobretudo no Evangelho Segundo Lucas.

O terceiro encontro aprofundará o papel das mulheres, no seguimento de Jesus.

O quarto encontro tratará sobre os desafios e problemas no seguimento, priorizando Lc 15.
A celebração final será um resumo dos encontros baseado no texto de Lc 24,13-35. É um relato exclusivo de Lucas e descreve o caminho catequético-litúrgico, marcado pelo escutar e reler as Escrituras, à luz do Mistério Pascal de Jesus e o reavivar a certeza de que é no partir o pão, que o encontro com o Ressuscitado se faz sempre presente. É por meio desse encontro que somos chamados a anunciar a Alegre Notícia: Jesus ressuscitou e vive em nosso meio.

Aqui faremos também algumas reflexões no contexto da homossexualidade, vivida à luz da fé e sob a direção da Palavra de Deus. Para isso teremos a oportunidade de relembrar alguns métodos simples de leitura bíblica e de partilha em um grupo - vale lembrar que, de certo modo, um casal, também, pode se tornar um "círculo bíblico" e a leitura orante da Bíblia certamente irá reforçar os laços que unem aqueles que se amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário