ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



19 de outubro de 2010

Reflexão sobre o Sacramento da Penitência

Foi publicada ontem (18 de outubro, Festa de São Lucas Evangelista) a Carta do Papa Bento XVI aos Seminaristas. O Santo Padre, além de trazer as recordações dos tempos de sua formação ao sacerdócio, fala de vários aspectos desta formação: espiritual, intelectual e humana. Nesta última questão o Papa comenta mais uma vez o assunto de abusos cometidos pelos padres contra crianças e adolescentes. Não é, entretanto, esse tema que gostaria de destacar hoje, recomendando, ao mesmo tempo, a leitura da Carta inteira (leia o texto aqui). O que realmente chamou a minha atenção, foi a questão de Confissão Sacramental. Bento XVI aponta algumas coisas, importantes não somente para os seminaristas, mas para cada católico.
Decidi trazer este texto neste blog, porque já ouvi vários gays católicos que disseram ter abandonado a Confissão Sacramental. Acho, portanto, importante ler e refletir as palavras do Papa (os destaques no texto são meus):

Importante é também o Sacramento da Penitência. Ensina a olhar-me do ponto de vista de Deus e obriga-me a ser honesto comigo mesmo; leva-me à humildade. Uma vez o Cura d’Ars disse: Pensais que não tem sentido obter a absolvição hoje, sabendo entretanto que amanhã fareis de novo os mesmos pecados. Mas – assim disse ele – o próprio Deus neste momento esquece os vossos pecados de amanhã, para vos dar a sua graça hoje. Embora tenhamos de lutar continuamente contra os mesmos erros, é importante opor-se ao embrutecimento da alma, à indiferença que se resigna com o fato de sermos feitos assim. Na grata certeza de que Deus me perdoa sempre de novo, é importante continuar a caminhar, sem cair em escrúpulos mas também sem cair na indiferença, que já não me faria lutar pela santidade e o aperfeiçoamento. E, deixando-me perdoar, aprendo também a perdoar aos outros; reconhecendo a minha miséria, também me torno mais tolerante e compreensivo com as fraquezas do próximo.
..................................................

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog fico muito feliz em ver mais pessoas na mesma luta que eu, não conhecia nenhum blog com os temas que nós abordamos antes de criar o meu, acheu que fosse pioneiro mas saber que ja tem uma luta a tempos me faz ter mais força de postar e divulgar nossos blogs, que Deus continue te abençoando !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Nilo!
    Graças a Deus existem outras pessoas e iniciativas, como p. ex. Grupo Homossexual Católico de Portugal "Rumos Novos" http://rumosnovos-ghc.blogs.sapo.pt/

    Um abraço!
    Deus Te abençoe!

    ResponderExcluir