ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



30 de setembro de 2011

saber ler a Bíblia

São Jerônimo, Doutor da Igreja (n. 347; +420), cuja memória celebramos neste último dia do mês da Bíblia, disse: "Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo" (o que inclui também a capacidade de interpretá-la). É neste contexto que trago hoje um trecho do (surpreendente!) livro de José Lisboa, “Acompamhamento de vocações homossexuais". Antes de ler o próprio texto, vale a pena saber um pouco mais sobre o autor.

Jose Lisboa Moreira de Oliveira, nascido aos 14 de agosto de 1956, é o sacerdote da Sociedade das Divinas Vocações (Vocacionistas), natural de Araci (Bahia), doutor em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, formador, autor de vários livros e dezenas de artigos sobre o tema da vocação e da animação vocacional, membro da Equipe de Reflexão Teológica da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, foi assessor do Setor Vocações e Ministérios da CNBB (1999-2003) e atualmente é Diretor-Presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), gestor do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião (CREAR) da Universidade Católica de Brasília, onde também é professor de Antropologia da Religião e Ética.

...com outras palavras, o padre José Lisboa não pertence àquele pequeno grupo de sacerdotes católicos que, tidos pela hierarquia como bizarros, balançam no limiar entre a legitimidade de seu ministério e uma eventual suspensão de ordens ou, até, excomunhão. No contexto de sua ficha, cheia de méritos e reconhecimento, o livro em questão torna-se, de fato, uma leitura que espanta positivamente e desperta a esperança de uma provável mudança de mentalidade. Penso comigo mesmo: os componentes daquele ambiente fechado e petrificado, chamado “alto clero”, têm que ouvir a voz de um dos seus mais próximos e respeitados colaboradores. A não ser que já estejam preparando uma sentença de Pilatos... Vamos, pois, ao texto.

O ser homossexual, em si mesmo, não representa nenhum pecado e nenhuma culpa, assim como o ser heterossexual não é garantia de perfeição e de santidade. O que a Bíblia não aprova é um determinado tipo de prática da homossexualidade que inverte e perverte a dinâmica da sexualidade desejada pelo Criador para a pessoa humana (Cf. Gn 2, 18-25). Ela não condena a homossexualidade em si, uma vez que o ser humano não pode ser condenado por uma situação que ele mesmo não teve a liberdade, a consciência e a responsabilidade suficientes para escolher. (...) Acredito que nessa mesma direção devem ser interpretados os textos oficiais da Igreja Católica que tratam dessa questão. Tomando como referência o Catecismo da Igreja Católica de 1992, aprovado pelo papa João Paulo II, acredito que seja possível fazer essa leitura, superando a mentalidade de que tais documentos discriminam homossexualidade enquanto tal. (...) Cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2359. Isso fica mais claro quando se analisam os textos bíblicos usados para dar fundamentação às afirmações magisteriais (Gn 19, 1-29; Rm 1, 24-27; 1Cor 6, 10; 1Tm 1-10). Todas essas referências bíblicas são unânimes em condenar os "abusos" (Gn 19, 4), o desrespeito ao corpo e as paixões descontroladas (Rm 1, 24-26), os relacionamentos injustos (1Cor 6, 10) e desregrados (1Tm 1, 10). Nenhum deles condena a identidade sexual da pessoa, mas a depravação, ou seja, um exercício da sexualidade que degrada e avilta a pessoa humana, imagem e semelhança do Criador. Na verdade o que é detestável é a "prostituição", isto é, toda forma de relação sexual-genital que torna a pessoa menos humana e que, por isso, ofende o Criador. Por essa mesma razão, a Bíblia condena também as relações sexual-genitais entre pessoas heterossexuais que não dignificam o ser humano e que o transformam em objeto. O que está em jogo e é detestável é a coisificação, a manipulação, da pessoa humana. Uma relação sexual-genital narcisista, voltada para a pura satisfação egoísta, custe o que custar (cf. 1Ts 4, 3-8; 1Cor 6, 15-20; 2Cor 12, 21; Gl 5, 19; Rm 1, 26-27).
[Pe. José Lisboa Moreira de Oliveira, "Acompanhamento de vocações homossexuais",
Editora Paulus, São Paulo, 2007, pp. 13 e 15.]

3 comentários:

  1. Essa distinção é importantíssima, de fato, Teleny... Não sabia desse livro, vou atrás - obrigada pela indicação...! :-) É sempre bom quando se percebe que a homoafetividade e o homoerotismo não são problemáticos em si; a grande delicadeza da doutrina do Magistério, hoje, é justamente a premissa de que o homoerotismo é desordenado e, portanto, o homoafetivo deve manter o celibato... Qual a posição desse autor a respeito?

    Vc viu o livro do Trasferetti, que saiu tb pela Paulus (clique aqui para a resenha da editora)?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Padre José Lisboa fala bastante (e de forma belíssima) sobre esse assunto. Deixei alguns trechos em nova postagem. Tenho também o livro do Pe. Transferetti (diria que o pe. Lisboa é mais corajoso). Comprei os dois pelo portal da editora.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Gente que horror!!!!
    A imagem de um homem nu e a biblia...
    em outro contesto lembrariamos da pureza do homem mas aqui parece que o único uso é sujo e ofensivo a qualquer um que ama a Deus,a sua Igreja, o Magistério e a Palavra


    Considerações sobre o sexo anal

    1)O ato sexual entre duas pessoas do mesmo sexo é DESORDENADO E GRAVE PECADO simplesmente pq não gera a vida......

    como vcs sabem

    DEUS É VIDA

    2) Oras a forma q Deus nos deu de mais parecer com Ele (afora a encarnação de Nosso Senhor Jesus) foi a reprodução

    3)Se uma pessoas busca no sexo só o prazer

    (e aí não falo só dos que sentem atração por pessoas do mesmo sexo)

    a função sagrada do sexo fica reduzida a nada

    4)DEUS É VIDA

    prazer longe de Deus é o q mesmo???....

    Os senhores devem saber um pouquinho de teologia pra saber q a respota é P-E-C-A-D-O

    5)A única alegria do cristão é seguir cristo como diz em galatas 3, 1 ou romanos(nEle nos movemos e existimos).Além disto Jesus disse: "No mundo havereis de ter afliçoes" (ou seja o mundo nao é lugar de prazeres)

    6)O matrimonio por exemplo é o q ???? união de um casal(casal e sempre entre homem e mulher indepndete de quando a globo diga o contrário) com CRISTO

    uma prova disse é divorciados não podem se casar de novo (cristo só se uniu uma vez e para sempre com sua Igreja conforme dito na escrituras "ESTAREI CONVOSCO PARA SEMPRE")

    o beato joão paulo 2 deixa isto bem claro na sua teologia do corpo


    7) Gente a igreja de pessoas q façam como Maria (irmã de Marta) fiquem com cristo e com o q ele disse o resto não é parte importante.....

    Recente palestra do presidente da congregação pra o clero diz isto claramente "a Igreja não precisa de sociologos ou antropologos! A Igreja precisa de crentes em jesus"

    POR ISSO TENHO DITO :

    SE A IGREJA ACEITAR O ATE SEXUAL ANAL COMO SENDO SANTO E SINAL (sacramento) DA PRESENÇA DE DEUS NA TERRA eu continuarei com minha fé de sempre
    SUJEIRA
    ESTERCO
    FEZES
    E ANUS

    (coisa intrisecamente ligadas á prática de sodomia)

    não são simbolos divinos

    louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus q morreu depois de torturada pra q todo homem TODO todo mesmo tivesse a chance de ser santo e servo de Deus


    Não tenham medo de lutar contra o pecado!!! Temos um Deus libertador!!!! Ele olha pra nossa fece e reconhece-nos

    coragem eu venci o mundo

    (busquem na net o grupo courage que ajuda lgbt a serem santos e castos)

    ResponderExcluir