ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



2 de outubro de 2009

Teleny


“Teleny, ou o reverso da medalha”
Editora Hedra; São Paulo, 2000 (www.hedra.com.br)
Atribuído a Oscar Wilde
Tradução Francisco Innocêncio
Título original: Teleny, or the reversal of the medal, 1893


Romance escrito a várias mãos, teve sua autoria posteriormente atribuída a Oscar Wilde, que certamente interferiu em sua composição e edição. Foi uma das primeiras obras de literatura erótica em língua inglesa a tratar explicitamente do amor homossexual. O romance narra os conflitos íntimos do jovem Camille Des Grieux à medida que sua homossexualidade aflora, assim como seu romance com o pianista húngaro René Teleny. Dotado do estilo irônico e sagaz que caracteriza o decadentismo inglês, Teleny é também uma denúncia contra o puritanismo vitoriano.

O romance foi publicado anonimamente em 1893, em duzentos exemplares, atribuído inicialmente a Wilde, e que, depois de passar pelas mãos de Charles Hirsch, o dono da Libraire Parisienne de Londres, que nele encontrou grafias diferentes e uma série de rasuras e correções, foi considerado obra de um esforço conjunto de escritores amigos de Wilde, sendo que este último teria sugerido alguns momentos do enredo e corrigido o manuscrito, se tanto. Embora Oscar Wilde reconheça ter-se entregue, durante sua vida dissipada, aos mais diversos prazeres, do ópio ao sexo, ele jamais se entregou a isso em seus escritos.
................
...leitura - em alguns momentos - um tanto cansativa (talvez pela linguagem), mas deixo aqui esta marca. Trata-se, afinal, de um clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário