ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



22 de outubro de 2009

Suécia


A Igreja Luterana sueca decidiu que vai realizar casamentos gay no país a partir do próximo mês. “Somos a primeira grande igreja a fazê-lo”, disse Kristina Grenholm, a directora de teologia da igreja do país nórdico. A decisão segue-se à aprovação do casamento gay pelo Parlamento da Suécia, alterando uma lei anterior que permitia as uniões de facto, mas não o casamento formal.

“Da minha parte, foi tomada a decisão correcta, mas compreendo os muitos que acreditam que isto aconteceu demasiado depressa”, disse numa conferência de imprensa o arcebispo da Suécia, Anders Wejryd.

Num comunicado, a igreja anunciou que vai começar a casar pessoas do mesmo sexo a partir de dia 1 de Novembro.

A Igreja Luterana sueca, que se separou do Estado em 2000, mas continua a ser a maior comunidade religiosa do país, tinha dito anteriormente que estava aberta a registar as uniões entre homossexuais mas queria reservar o termo casamento para as uniões heterossexuais.

A nova legislação do país, que entrou em vigor no dia 1 de Maio, elimina a distinção legal entre casais homossexuais e heterossexuais, mas não obriga o clero a casar gays. Da mesma forma, esta decisão da igreja não obriga cada padre a realizar as uniões. As igrejas locais têm de assegurar a realização dos casamentos, mesmo que tenham de chamar padres de outras zonas.

Alguns responsáveis da igreja opuseram-se a esta abertura, afirmando que contraria as Escrituras. Metade dos casais suecos casaram pela igreja, mas a participação média nas missas é baixa.

Encontrei esta notícia aqui


Responsáveis da igreja luterana comentaram a lei,
que entrará em vigor em Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário