ESTE BLOG NÃO POSSUI CONTEÚDO PORNOGRÁFICO

Desde o seu início em 2007, este blog evoluiu
e hoje, quase exclusivamente,
ocupa-se com a reflexão sobre a vida de um homossexual,
no contexto de sua fé católica.



_____________________________________________________________________________



7 de outubro de 2013

Homossexual pode rezar o rosário?

O terço não é um colar? Veja no final do texto...
 
A Igreja dedica o dia 07 de outubro e, consequentemente, todo este mês, à Nossa Senhora do Rosário. Queria, nesta ocasião, fazer uma pergunta: eu, sendo um homossexual que professa a fé católica, posso rezar o rosário? Ou, pelo menos, o terço do rosário (que, de fato, é um quarto, lembrando a criação dos Mistérios Luminosos pelo Beato João Paulo II)?
 
As respostas serão, sem dúvida, diversas, de acordo com a sua autoria. Os que não acreditam em Deus, irão considerar inútil toda essa questão. Os seguidores de religiões não cristãs, podem não entender o sentido de tal pergunta. Os cristãos não católicos, julgarão a minha proposta como duplamente errada, considerando uma blasfêmia o fato de dirigir a prece a Maria e outra, fazer oração, sendo um pérfido pecador. A maioria dos católicos, especialmente os tradicionalistas, certamente farão uma elaborada analogia entre a história da festa de hoje e a "abominação do homossexualismo" que pode ser combatida com o auxílio de Nossa Senhora do Rosário. Assim como em 1572, os turcos otomanos (muçulmanos) que queriam invadir a Europa, foram derrotados no estreito de Lepanto e a vitória do exército cristão se deu graças à intervenção de Nossa Senhora do Rosário, do mesmo jeito, é necessário hoje que a avalanche do homossexualismo seja interrompida. As palavras do comandante cristão, servem também para o combate de hoje: "Este é o dia em que a Cristandade deve mostrar seu poder, para aniquilar esta seita maldita e obter uma vitória sem precedentes".
 
Aprendi a rezar o rosário com a minha avó. Mais tarde, descobri que - de acordo com a expressão de João Paulo II - ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor.  Quem contempla a Cristo, percorrendo as etapas da sua vida, não pode deixar de aprender d'Ele a verdade sobre o homemUma oração tão fácil e ao mesmo tempo tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã.
 
É verdade que, neste ponto, pode surgir o questionamento: um homossexual pode ser considerado cristão? A resposta surge por meio de outras perguntas:
 
1. O (a) homossexual tem o direito de viver?
 
- A vida humana é sagrada e inviolável em cada momento da sua existência (João Paulo II, Encíclica Evangelium vitae, n. 61);
 
2. O (a) homossexual tem o direito de crer em Deus?
 
- A fé é um dom, porque é Deus que toma a iniciativa e vem até nós; e assim a fé é uma resposta com a qual nós O acolhemos como fundamento estável da nossa vida. É um dom que transforma a existência, porque nos faz entrar na mesma visão de Jesus, o qual age em nós e nos abre ao amor a Deus e aos outros. (Bento XVI);
 
3. O (a) homossexual tem o direito de orar?
 
- O Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração. Essa atitude de amor fiel vem sempre em primeiro lugar na oração; a atitude do homem é sempre resposta a esse amor fiel. À medida que Deus se revela e revela o homem a si mesmo, a oração aparece como um recíproco apelo, um drama de Aliança. (CIC, 2567);
 
4. O (a) homossexual tem o direito de rezar o rosário?
 
- Penso em vós todos, irmãos e irmãs de qualquer condição, em vós, famílias cristãs, em vós, doentes e idosos, em vós, jovens: retomai confiadamente nas mãos o terço do Rosário, fazendo a sua descoberta à luz da Escritura, de harmonia com a Liturgia, no contexto da vida quotidiana. (João Paulo II).
 
A observação final refere-se à foto que acompanha o texto. Já tinha visto umas frases do tipo "Terço não é colar! Aprenda a usá-lo corretamente!". Encontrei, porém, os argumentos do grande "Doutor Mariano", São Luís Maria Grignion de Montfort que, em seu livro "O Segredo do Rosário", afirma: Aqueles que usam o Rosário no corpo (pescoço ou cintura) em público por devoção e como bom exemplo poderão ganhar cem dias de indulgência.
 
Vou continuar, então, rezando o meu rosário. Talvez publique aqui algumas reflexões sobre isso...

2 comentários:

  1. Se você ainda não se assumiu e quer compartilhar experiencias com outras pessoas na mesma situação conheça meu blog:

    http://seassumirounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Já fui ver o seu blog - acho ótima a ideia! Pena que moramos longe ;)

      Excluir